sábado, 15 de agosto de 2009

A Maldição das capas da EA!


Não tenho certeza, mas a maioria de nós conhece ou pelo menos já ouviu falar na maldição da capa que assombra a série NHL da EA Sports. Desde quando comecei a acompanhar o esporte, percebi que os jogadores escolhidos como "Cover boys" do game sempre tinham uma péssima temporada, incluindo lesões, muita zebra e coisas piores ainda. Vamos refrescar um pouco a memória.

Jogador capa do NHL 98: Peter Forsberg. Tudo bem, teve uma temporada razoavel e conseguiu participar de 72 jogos. Lembrando, nenhum dos jogadores capa conseguiu jogar 82 partidas em uma única temporada. A maldição começa a surgir.

Jogador capa do NHL 99: Eric Lindros. A temporada também não foi terrível, mas quando chegaram os Playoffs o nosso amigo sofreu um colapso pulmonar e teve que assistir a derrota dos Flyers no banco, contra o Toronto Maple Leafs.

Jogador capa do NHL 00: Chris Pronger. Um dos poucos que teve uma temporada respeitável, vencendo prêmios e crescendo no esporte. Até que a temporada seguinte chegou e Pronger participou de pouco mais da metade da temporada.

Jogador capa do NHL 01: Owen Nolan. Até que conseguiu escapar da maldição mas também não chegou a jogar nem 60 partidas. Alcançou os Playoffs com os Blues naquele ano mas não chegou a lugar algum, confirmando a teoria.

Jogador capa do NHL 02: Mario Lemieux. Agoooora sim começa a confusão. O atacante dos Pens sequer participou de 25 jogos, retornando ao time depois de ficar três temporadas parado com diversos problemas de saúde. A situação do jogador se estabilizou somente depois da segunda aposentadoria, mas valeu o esforço.

Jogador capa do NHL 03: Jarome Iginla. Depois de participar de uma temporada completa, o jogador dos Flames não completou os 82 jogos neste ano e somente no ano seguinte alcançou os 80 novamente. Uma lacuna graças à capa da EA Sports.

Jogador capa do NHL 04: Danny Heatley e Joe Sakic.
Porque dois jogadores? Bom... simplesmente o primeiro anunciado, Danny Heatley, sofreu aquele acidente inesquecível. O jogador perdeu o controle da sua Ferrari em Atlanta correndo em alta velocidade. Heatley sofreu diversas fraturas mas o pior ocorreu ao passageiro, Dan Snyder, seu companheiro de time que faleceu no momento do acidente. Depois do ocorrido, Sakic passou a ser a nova capa e as impressões dos produtos, mesmo assim, trouxeram a maldição de volta. Nada mais nada menos do que uma fratura na mandíbula. Pelo menos a proteção facial ajudou o capitão a voltar ao gelo e levar o Colorado aos Playoffs.

Jogador capa do NHL 05: Markus Naslund. O pior de todos, trouxe o lockout ao mundo do hockey. O jogador partiu para o time sueco Modo mas participou de apenas 13 partidas e voltou pra casa para jogar videogame porque Garry Bettman resolveu cancelar a temporada da NHL.

Jogador capa do NHL 06: Vincent Lecavalier. A maldição começa a desaparecer depois de um ano inteiro sem hockey. Lecavalier volta com tudo e participa de 80 jogos, lembrando que até o momento ninguém havia alcançado os 82 quando se torna capa. Uma leve lesão tirou duas partidas do jogador mas não nenhum problema grave surgiu posteriormente.

Jogador capa do NHL 07: Alexander Ovechkin. O fenômeno russo foi um sucesso, bom.. o jogador sim.. mas o time não. Nem os seus 46 gols foram capazes de levar os Capitals aos Playoffs. Ovechkin sofreu bastante, foi alvo de muita pancadaria mas as lesões foram leves e ele foi o único jogador a completar uma temporada sendo capa da série NHL! Sorte? Será que a maldição deu uma trégua? Ou será que agora vem pegando fogo?

Jogador capa do NHL 08: Eric Staal. Sim, a maldição voltou. Em uma manhã de Sábado, Eric Staal foi preso com outras 13 pessoas, incluindo seu irmão mais novo, em Cook County, Minnesota. O atleta respondeu por diversas acusações, por sua festa barulhenta e irresponsável, mais um cover boy atrás das grades.

Jogador capa do NHL 09: Dion Phaneuf. O atleta perdeu a cabeça no meio da temporada quando Sean Avery, ex-namorado de sua atual namorada, Elisha Cuthbert, comentou inutilidades para a mídia e este foi um dos fatores, além de ser a capa do jogo, que contribuiram para sua pior temporada na NHL desde sua chegada em 2005, totalizando 47 pontos, sua menor taxa de pontuação.

Jogador capa do NHL 10: Patrick Kane. Foi preso em Buffalo, antes mesmo do lançamento do game, por desrespeito e agressão contra um taxista. Kane e seu primo estavam no taxi às 4 horas da manhã quando o motorista anunciou que não teria 20 cents para devolver de troco. De acordo com o taxista, que saiu arrebentado e de óculos quebrado, os dois o agrediram por este simples motivo. Agora Patrick Kane, capa do NHL 10, é mais um cover boy atingido pela maldição da capa!!!!


E a maldição continua.......


Vitor Rezegue Moraes